segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

aprender-a-viver é que é o viver mesmo.






Ametista do Sul, faz parte das Rotas Águas e Pedras, e Gemas & Jóias.
Localizada a 450 Km de Porto Alegre e 90 km de Chapecó, divisa com o estado de Santa Catarina.

O roteiro destaca a cadeia de produção das gemas e jóias, com destaque especial para a pedra Ametista. 


Ametista do Sul tem o privilégio geológico de possuir as maiores jazidas de ametista do mundo, germinadas nas convulsões vulcânicas do Período Cretáceo da Terra ocorrido a 135 milhões de anos atrás.

Essa viagem oportunizou vivenciar o dia-a-dia do garimpeiro, do lapidário ou das indústrias de transformação de pedras em jóias, e ainda: comprar jóias, souvenirs, pedras preciosas nos locais de visitação.

A visita começou  na L.P. mineirais  do Brasil Ltda, filial de Ametista do Sul,  com amplas  instalação  onde  nos deslumbramos com  artigos finos em pedras,pedras lapidadas para jóias, pedras para decoração e jardinagem.




























Seguimos para um passeio na vinícola Ametista, situada na maior jazida de pedras ametista do mundo.












Uma vinícola inovadora onde as safras são amadurecidas e refinadas pelo tempo nas galerias subterrâneas com mais de 300 mts de profundidade, onde foram retiradas pedras preciosas, cuja   temperatura e umidade é excelente para o envelhecimento do vinhos finos (ágata, Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat,  Sauvignon Blanc), Vinhos de Mesa ( jazida,Bordo,Goethe )




 

Após passeio nestas galerias repleto de cristais como ágata e ametista, onde o vinho descansa,  foi hora de degustar o vinho.








Seguimos para a primeira igreja com revestimento interno em pedras preciosas do mundo


A igreja Matriz São Gabriel é revestida com 40 toneladas de ametista, com alguns cristais de calcita, citrino e quartzo hialino. Além de ser um lugar sagrado, o templo é um ponto turístico. Detalhe,  tem que pagar $ 5,00 (cada máquina) para tirar foto.








Sua decoração é feita com enormes geodos.










Possui uma pia-batismal única do mundo, esculpida em geodo de 500 kg de pura ametista.




Seu interior traz pinturas lindíssimas com passagens bíblicas, transformando a igreja em uma verdadeira obra de arte.







Em frente a Igreja Matriz, na praça central, visitamos a Pirâmide esotérica.Trata-se de uma grande pirâmide de vidro de cor violeta, sobre base de alvenaria. _Seu formato simboliza uma ponta (bico) da pedra Ametista e o poder místico das pedras. O interior é próprio para meditação.








Hora e vez do almoço. Calor estava insuportável.

Fomos conhecer  a prática da atividade garimpeira e  todo o processo de extração da ametista.
A pedra ametista, é de cor e forma atrativa, considerada a pedra da espititualidade. Esta bela pedra pode ser trabalhada de várias maneiras, agregando valor e beleza sobre a mesma. 

Mesmo sem receber qualquer trabalho a pedra ametista já é de uma beleza inigualável, podendo ser lapidada, ou manuseada na forma de bijuterias e jóias, ou como belas peças de artesanato e decoração.

No início a atividade garimpeira era feita em condições precárias. Hoje em dia todos trabalham com os equipamentos necessários à sua segurança e indispensáveis para a preservação de sua saúde, como capacetes, óculos, tampões para os ouvidos, botas, máscaras e ventiladores para renovação do ar dentro das galerias ("furnas").
Atualmente há em torno de 2 200 garimpeiros, associados à COOGAMAI (Cooperativa dos Garimpeiros do Médio Alto Uruguai Ltda.), a qual tem por objetivo garantir a segurança de seus associados, mantendo-os conscientes das leis e normas a serem seguidas.








Depois seguimos para Ametista Parque Museu, o único do gênero no Brasil. 

O acervo do museu conta com mais de 1.500 exemplares de pedras preciosas, exibindo praticamente só minerais extraídos naquela região, muitos deles em garimpos do seu proprietário, Valmor Fronza. Há um geodo de ametista com 3 m de altura.

Aqui, não pode ser fotografado. Uma pena!
 O que o diferencia dos demais museus é que, depois de admirar todo o acervo, o visitante, sem sair do Museu, penetra no subsolo e pode então ver exatamente como são as incontáveis galerias de mais de 200 metros de que se ramificam formando um labirinto em cujas paredes reluzem os cristais no exato local em que se formaram, durante um evento vulcânico ocorrido há l40 milhões de anos.
Dessas galerias, o visitante sai por outro caminho que o leva à loja do museu, onde pode comprar  seus produtos.
Uma passarela leva o visitante até a um mirante, de onde se tem uma ampla visão de um belo vale verde.






O passeio se completa ao visitar o Shopping das pedras com mais de vinte lojas a disposição e os ateliês de manufaturas de jóias e bijuterias artesanais exclusivas da cidade.



Nenhum comentário: